terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mensagem da Mãe do Silvestre



2008-11-11

Sempre que tenho um bocadinho, vou ver o blogue do Silvestre e ler os comentários.

E como não tenho o contacto de cada um de vós, aproveito o espaço do blogue para vos agradecer o tempo, o carinho, o interesse. Têm sido estas características e dadivas vossas que têm ajudado a curar o Silvestre, a criar o caminho para ele. Não sei que tipo de caminho estamos a criar, só sei que estamos a criar um caminho novo. Tenho plena consciência, e creio que ele também, que o caminho não vai ser a continuação do caminho pré-25 de Julho. Vai ser um caminho diferente, onde ele, e nós (os amigos, a família) vamos ter que aprender a caminhar, a desenvolver novas valências, habilidades, conhecimentos, aprender a fazer as tarefas do dia-a-dia de maneira diferente. Estamos a criar em conjunto uma nova forma de vida, que não tem nada pré-definido: tem somente uma certeza – que tudo é desconhecido, que tudo precisa de ser ajustado, que tudo vai ser diferente.

Ontem levei o Silvestre na cadeira de rodas do quarto para o refeitório e pensei em quão diferente era empurrar estas rodas das rodas do carrinho de bebé que eu empurrava há 22 anos atrás … mas ele continua a ser o meu filho, o meu bebé, agora adulto e que tenho que fazer um esforço para não mimar / infantalizar, porque tenho que me lembrar constantemente que ele já não é um bebé mas sim um homem adulto em processo de crescimento … e que crescimento! Ele continua a ser o vosso colega Silvestre, o mesmo miúdo que adorava ir ao Japonês, tem uma forma diferente, mais frágil, e por isso é que as vossas visitas são tão importantes. Mais que saber que a Mãe-chata-gordinha vai estar sempre por perto, saber que os amigos não se esqueceram, que estão presentes, ajudam o Silvestre a acreditar que afinal ele ainda pertence ao Clã, pertence ao Grupo e isso, como sabem, é muito importante, saber que pertence algures, a alguém.

Eu penso que o Silvestre é um miúdo muito abençoado: tem tantos amigos, (… e amigas que fazem o registo do controlo dos batimentos cardíacos disparar e fazem ele ficar com uma lagrimita no canto do olho – especialmente a portadora das maçãs verdes …)

Em relação à evolução do Silvestre: meus queridos – “prognósticos, só no fim do jogo”. Tenho dias que gostaria que fosse possível “levanta-te e anda” mas parece-me que vai ter que ser o Silvestre a construir o seu próprio “levanta-te e anda” Não sei como é que ele o vai construir mas sei que vai.

Por todo o carinho, apoio, estar presente, mimo, telefonemas que os amigos (da escola, da NOVIS, da UAL, da SCML etc) têm dado ao Silvestre e a mim, os meus agradecimentos. Tudo isto tem criado à volta do Silvestre um circulo de carinho e afecto que certamente está a contribuir para as melhoras dele.

1 comentário:

Ana disse...

Dona Graça, força nisso!! Importante é ele estar a contruir um novo caminho, seja ele qual for. Nós estamos aqui para o ajudar a carregar os utensilios necessários para criar esse novo caminho.

Beijinho grande Mãe coragem,

Ana (Novis)