quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Agradecimento

Há pessoas quando morrem, deixam heranças.
Há outras que deixam legados.
E o Silvestre deixou-nos um legado.
Disse-me uma das colegas dele, da Santa Casa, que o Silvestre tinha que ser uma pessoa muito especial, por se ter reunido à volta dele uma onda de solidariedade tão grande, que chegou tão longe, que foi tão abrangente e foi o que nos fortaleceu, a mim e à irmã do Silvestre, e que nos ajudou a ajudar o Silvestre a criar um caminho novo. Mas por vezes era ele que nos dava esperança a nós, que nos ajudava a ajudar ele a acreditar que a recuperação era possível.
O Silvestre era um jovem muito especial. Uma vizinha, que veio a tornar-se uma amiga, chamava-lhe Príncipe, porque um dia o Silvestre, encontrando-a à saída do Pingo Doce, super-carregada, e super-gravida, levou-lhe as compras a casa, subindo até ao terceiro andar sem elevador. Quando ela veio a saber que ele era meu filho, disse-me: “Nunca imaginei que um rapaz como ele levasse as compras a casa duma preta grávida. Ele é um Príncipe.” Só soube que isto tinha acontecido, já o bebé tinha quase um ano de idade.
Miguel de Cervantes disse que a maior loucura do homem é entrar em desespero. O Silvestre nunca entrou em desespero. Deu-nos uma lição de coragem, perseverança, paciência e aceitação. Aprendeu a sorrir com o sorriso mais iluminado do mundo, que nos iluminava também a nós. E é isso é que nós temos que guardar dele, um homem que não desistiu, mesmo na face duma transformação tão profundo como a que o atingiu.

Guardem dele as recordações que têm dele: reguila, refilão, bem-disposto com um coração grande, sempre disponível. E não chorem por ele, porque não era isso que ele quereria: ele gostaria de ser lembrado pelas coisas boas, e passar por estes seis meses, apesar de tudo, foi também uma coisa boa, porque os amigos gostavam dele, porque os amigos cuidaram dele, porque ele trouxe ao de cima tudo do melhor que os amigos tinham para dar. E o legado que ele nos deixa, para além da sua coragem e sorrisos iluminados, é que a corrente de solidariedade que se gerou à sua volta, continue a tocar outras vidas que possam precisar desse carinho e desse apoio.

Aos amigos e colegas do Silvestre, a Santa Casa de Lisboa,
das escolas e empresas por onde o Silvestre passou,
aos escuteiros, os amigos todos,
Que estiveram ao nosso lado desde o primeiro minuto,
Com apoio, carinho, orações,
Dando do seu tempo e disponibilidade
Que encheram o meu telemóvel com mensagens e telefonemas,
Que não fizeram mais porque mais não havia para fazer

Aos meus amigos e colegas
Que têm sido a minha base de sustentação

Aos médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, amigos que ele fez
nos hospitais que fizeram parte do percurso do Silvestre,
Que certamente deram o seu melhor para ajudar o nosso Gatinho
A criar um percurso novo

Aos amigos que criaram o blogue,
Que o mantiveram actualizado

Aos amigos que contribuíram para o fundo do Silvestre

À minha família

As tias-madrinhas do Silvestre, e elas sabem quem são

À minha adorada filha, Ana Catarina,
Que tão generosamente dividiu o tempo da mãe com o irmão,
Sabendo que ficaria com o tempo mais pequeno

Por fim, por que foram os primeiros,
a Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém,
Direcção e Operacionais,
Os bombeiros que prestaram os Primeiros Socorros ao meu filho,
Que têm cuidado de mim ao longo deste tempo,
Ajudando-me a acreditar que tudo era possível

Bem haja. Ficarei convosco no meu coração para sempre

3 comentários:

Anónimo disse...

Dª Graça ou Mae do Silvestre, nao a conheço pessoalmente mas o seu filho sempre foi especial!lamento muito a sua perda, a minha, dos amigos do silvestre e da perda do mundo!desejo lhe muita força!venho lhe perguntar se tem mais fotografias do nosso silvestre pois sao pontos visuais k definiram a grande pessoa em que o silvas se tornou!
Cumprimentos

Unknown disse...

Olá Graça você é uma mulher cheia de forças para a vida! Não conheci o Silvestre pessoalmente. Perguntava-lhe como ia o seu filhote? Até que hoje infelizmente recebi a noticia de que havia falecido. A Graça deu-me forças para continuar, pois ele está nas mãos de Deus.Um beijo e vou repassar este blog aos meus contactos, para que todos conheçam o Silvestre! Bjs e até um dia destes...

Anónimo disse...

Boa noite,

Por varias vezes fui ao cemiterio, infelizmente n sei qual o nº da campa do Silver, mas como sei mais ou menos onde foi sepultado fico por ali, a falar com ele e a pedir desculpa pelo meu descuido de n ter apontado o nº da campa...

Se alguem souber, diga-me.

Obg,
Ana.